Agencia Tandera

A Importância do Briefing

Um briefing adequado é o primeiro passo para o sucesso de um projeto. A qualidade das informações iniciais, diretrizes do projeto de marketing são essenciais para que a criação entenda as necessidades de seu cliente e desenvolva um trabalho em sintonia com esses anseios.

 

Aqui na agência Tandera, dividimos o briefing em 5 partes:

 

Parte 1

Captar os dados da empresa como telefone, endereço completo, CNPJ, além de nome, cargo e e-mail das pessoas que serão responsáveis pelas decisões do projeto. Ter isso logo no início do projeto evita problemas no futuro de ordem de relacionamento entre a agência e o cliente.

 

Parte 2

Conhecer ao máximo o cliente e captar o seu posicionamento no mercado. Entender quem o cliente é, qual o seu serviço/produto, qual o seu diferencial, quais são seus concorrentes, o que o cliente vê de positivo e negativo no seu negócio, qual o público alvo que quer atingir. Isso é importante para entender o mercado em que o cliente atua e, assim, desenvolver as pesquisas necessárias para o projeto.

 

Parte 3

Entender os objetivos do projeto. Deve ser claramente definido qual o problema que o cliente tem, quais as metas e prazos para a execução deste projeto. Tendo mais de um objetivo, sugerimos listar estes em ordem de importância (isso pode ajudar em decisões estratégicas no decorrer do projeto).

 

Parte 4

Solicitar materiais técnicos que o cliente possui de marketing e publicidade. Se o cliente já possui Marca e Manual de Identidade Visual, fotografia de produtos, se já possui site, perfil em redes sociais, anúncios em mídias, materiais de comunicação, se já realizou ações de publicidade e quais resultados. Isso é importante para que se possa dar continuidade ao que já foi feito; independente de mudar radicalmente ou não.

 

Parte 5

O cliente precisa enviar referências ou informações do que ele gosta e deseja. Cores, fontes, formatos, acabamento, imagens, sites, anúncios e outras referências importantes para o entendimento da equipe de criação. É importante frisar se tem alguma obrigatoriedade a ser atendida, se tem alguma legislação pertinente ao projeto que a agência deve ter conhecimento, se tem alguma referência do que o desagrada.

 

Esperamos que estas informações ajudem no relacionamento agência/cliente, bem como no sucesso dos projetos.

0 Responses on "A Importância do Briefing"

Web Design · Design gráfico · Consultoria de marketing Tandera 11 2939.6017 Av. Agua Fria, 467 -  Sala 38 - São Paulo - SP